No cenário atual, o setor vitivinícola enfrenta múltiplos desafios relacionados com os efeitos das alterações climáticas e da degradação ecológica na produção, bem como com o posicionamento dos produtos em mercados mais exigentes face à sustentabilidade e ao desempenho "mais verde".
O projeto “Vine & Wine Portugal” faz parte das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial apoiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus (NextGeneration EU) e tem como objetivo aumentar a competitividade e resiliência do setor da vinha e do vinho em Portugal.
No âmbito deste projeto, a NBI está centrada na avaliação e gestão dos Serviços dos Ecossistemas na vinha, pretendendo valorizar a gestão da Natureza em prol de uma menor dependência de fatores externos como herbicidas, pesticidas e fertilizantes, e de uma maior resiliência face a riscos climáticos e ecológicos. Através da promoção da biodiversidade e da adoção de soluções baseadas na natureza a NBI procura apoiar sistemas vitícolas mais resilientes e regenerativos que assegurem uma melhor qualidade e sustentabilidade da produção de uma forma integradora e harmoniosa.
Para isso, a NBI está a coordenar o desenvolvimento da VIN.ES Monitor – Vineyard Ecosystem Services Management and Monitoring App and web-GIS platform. A VIN.ES Monitor constitui uma ferramenta digital de apoio à monitorização, gestão e relato da natureza dentro da plataforma Vine & Wine (https://www.vinewineplatform.com). Para além da Vine & Wine Platform, a NBI conta com o ecossistema colaborativo da UTAD, Esporão, Granvinhos e Symington. Os desenvolvimentos mais recentes da VIN.ES Monitor foram partilhados na Herdade do Esporão e apresentados durante sessão pública na UTAD, em Vila Real.
Com esta iniciativa, a NBI reforça a ligação entre a inovação, a ciência e a experiência prática no crescimento do conhecimento digital sobre biodiversidade e ecossistemas como alavanca de apoio ao progresso sustentável do sector da Vinha e do Vinho através da inovação tecnológica



