No âmbito do consórcio do projeto europeu PRIMA BONEX, a NBI está a demonstrar como as Soluções baseadas na Natureza (SbN) podem ser aplicadas no terreno para promover uma gestão mais integrada e resiliente da água, energia, alimentação e ecossistemas.
Desde novembro de 2023, estão em curso ações de restauração ecológica e plantações, com o objetivo de recuperar zonas húmidas e linhas de água em três herdades no Alentejo:
- Herdade das Atafonas
- Monte das Marzalonas
- Herdade do Esporão
As intervenções incluem:
- Restauro das margens de linhas de água
- Recuperação de charcos mediterrânicos
- Instalação de enrelvamentos biodiversos em contextos agrícolas
Na Herdade das Marzalonas, em Beja, teve início a restauração ecológica de uma linha de água e a implementação de um enrelvamento biodiverso num olival, com foco na compatibilização entre produção agrícola e conservação da natureza.
O projeto BONEX teve início em 2022 e decorre até 2025, sendo financiado pela Fundação Europeia PRIMA. Através destas ações, pretende-se gerar benefícios ambientais, sociais e económicos, promovendo oportunidades de negócio alinhadas com uma Economia de Base Natural.
Em abril de 2024, a NBI esteve presente na Ovibeja, um dos maiores eventos agrícolas do país, onde apresentou os objetivos e as primeiras ações do projeto BONEX. Esta participação reforçou o compromisso com soluções de base Natural e o envolvimento direto com agricultores e gestores de território.



Contrato projeto: 2141 - Boosting Nexus Framework Implementation in the Mediterranean — BONEX