Estratégia de Gestão de Ecossistemas para Polinizadores em Espaços Urbanos - Matosinhos
Munícipio de Gestão Territorial

ENQUADRAMENTO

 No âmbito da Estratégia de Biodiversidade, Ecossistemas e Capital Natural de Matosinhos, o Município, com apoio da NBI, pretende é desenvolver uma estratégia de gestão nature-positive para aumentar a biodiversidade de polinizadores (abelhas silvestres, borboletas, etc.) nos espaços verdes urbanos.

Our Services

OS DESAFIOS

7

DESAFIO

Base de dados e nomenclatura

Recomendar medidas para otimizar e uniformizar a base de dados de espaços verdes do município.


8

DESAFIO

Priorização de tipologias

Selecionar onde intervir primeiro (parques/jardins, rotundas, centro urbano) para maximizar ganhos de biodiversidade e eficiência de gestão.


9

DESAFIO

Aceitação social e capacitação

Gerir percepção pública (p. ex., cortes menos frequentes) e capacitar equipas municipais para novas práticas de gestão de ecossistemas urbanos.

As soluções

A estratégia organiza-se em cinco frentes: avaliação do território; planos de gestão por tipologia e projetos demonstradores; apoio técnico à implementação; capacitação interna; e comunicação à comunidade.


Planos de gestão e demonstradores

Desenvolver planos por tipologia e implementar em áreas-piloto selecionadas.

Projetos: FCT NOVA, CM Santa Maria Feira



Apoio à implementação no terreno

Acompanhamento técnico da NBI à equipa da Câmara Municipal de Matosinhos na seleção de medidas e execução (planeamento, visitas de campo, consultoria).

Projetos: FCT NOVA, CM Santa Maria Feira


Capacitação e comunicação

 Workshop de capacitação em técnicas de gestão para polinizadores; guia de boas práticas,  placas informativas e seminário para sensibilização pública.

Projetos: FCT NOVA, CM Santa Maria Feira



OS RESULTADOS

Foi produzido um relatório-síntese com a análise dos espaços verdes municipais, com recomendações para uniformização da base de dados e novos campos úteis à gestão de biodiversidade. Foram definidas misturas de sementes de plantas nativas para a promoção de polinizadores, com recomendações de aplicação e produzida uma listagem de plantas nativas promotoras de polinizadores. Foram desenvolvidos planos de gestão para áreas demonstradoras de diferentes tipologias no município. Elaborou-se um guia de boas práticas para polinizadores, a produção e instalação de placas informativas no terreno e a realização de um seminário ao público.

Nº de espaços verdes analisados

430
 


Misturas nativas definidas

2


Guia de boas práticas

 1

Áreas-piloto selecionadas

3

Jardim Sensorial
Munícipio de Gestão Territorial