cliente

Objetivo
Desenvolver uma estratégia pioneira para integrar a valoração do capital natural e a certificação dos serviços dos ecossistemas na gestão florestal da Altri, alinhando práticas de silvicultura com uma abordagem Nature Positive. O projeto definiu um roadmap estratégico para certificação ecológica e aplicou metodologias internacionais de contabilização e valoração, como SEEA e CNCA, permitindo quantificar e comunicar o valor ecológico e económico dos ativos naturais da empresa.
Através da identificação de hotspots de biodiversidade, da criação de métricas de monitorização e da incorporação de indicadores de carbono, água e solo, esta iniciativa posiciona a Altri Florestal como líder na transição para um modelo de gestão florestal sustentável, transparente e orientado pelo capital natural, reforçando a sua competitividade e credibilidade no contexto de reporte ESG e financiamento verde.
OS RESULTADOS
O projeto estabeleceu as bases para que a Altri Florestal se posicione como líder em gestão florestal orientada pelo capital natural em Portugal. Foram produzidos mapas de hotspots ecológicos, matrizes de valoração económica e metodologias aplicáveis à contabilidade de serviços ambientais. Esta abordagem oferece uma via concreta para o reconhecimento de benefícios ambientais no âmbito da certificação, financiamento sustentável e reporte ESG, contribuindo para um modelo de negócios mais transparente, resiliente e alinhado com os objetivos da biodiversidade e clima.
Espécies RELAPE
20% ou mais
% de área de conservação atualmente
10%
Área de conservação identificada (2023)
9 140 ha