cliente

Objetivo
Desenvolver e implementar um plano integrado de gestão da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas em três propriedades agrícolas no Baixo Alentejo, promovendo a transição agroecológica e a valorização do capital natural. O projeto combina ações de restauro ecológico, gestão de habitats e criação de infraestruturas verdes — como sebes, charcas e refúgios de fauna — com práticas de solo sustentáveis e enrelvamentos biodiversos que favorecem polinizadores e espécies auxiliares.
Através da monitorização contínua e da quantificação de indicadores ecológicos, como carbono e água, a iniciativa reforça a resiliência climática, melhora a qualidade ambiental e integra métricas de natureza e biodiversidade na estratégia empresarial da Sinvepart, transformando as propriedades em modelos de produção agrícola regenerativa e sustentável.
OS RESULTADOS
O projeto resultou na melhoria significativa da qualidade ecológica das áreas agrícolas, com estabilização do solo, aumento da biodiversidade funcional e recuperação de habitats de conservação. A monitorização ABC indicou uma evolução positiva nos indicadores ecológicos entre 2021 e 2024, refletindo ganhos em termos de cobertura vegetal, regulação hídrica e presença de espécies de interesse. Além disso, o mapeamento e valoração dos serviços dos ecossistemas forneceram uma base sólida para decisões de investimento e integração do capital natural nas estratégias da empresa.
Fauna identificada
431 espécies
Flora identificada
199 espécies
Flora identificada
199 espécies
![]()
Habitats classificados
8