Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) – Vine & Wine
Agroecologia e Florestas

ENQUADRAMENTO

O setor vitivinícola em Portugal enfrenta hoje uma dupla exigência: adaptar-se aos impactos crescentes das alterações climáticas e, simultaneamente, responder à pressão de mercados cada vez mais atentos à sustentabilidade ecológica. Neste cenário, o projeto “Vine & Wine Portugal”, integrado nas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, visa reforçar a resiliência e competitividade da fileira da vinha e do vinho em Portugal.

Somos responsáveis pelo desenvolvimento do subprojeto VIN.ES Monitor – Vineyard Ecosystem Services Management and Monitoring App and web-GIS platform, coordenando a criação de uma ferramenta digital de apoio à gestão e valorização dos serviços dos ecossistemas nas vinhas. Este trabalho reforça a nossa missão de alinhar ciência, inovação e gestão aplicada para apoiar uma transição agroecológica baseada na natureza e na regeneração do território vitícola.
 

Our Services

OS DESAFIOS

7

DESAFIO

Aumentar a resiliência através da redução da dependência de inputs externos

As vinhas enfrentam riscos ecológicos e sanitários crescentes, exigindo alternativas ao uso intensivo de herbicidas, pesticidas e fertilizantes.



8

DESAFIO

Adaptar o sistema produtivo aos impactos das alterações climáticas

Os ecossistemas da vinha  expostos aos impactos das alterações climáticas, sejam secas ou alterações nos ciclos de crescimento, que afetam o rendimento e a qualidade da produção.


9

DESAFIO

Responder às exigências de mercados mais sustentáveis

Os mercados e respetivos agentes exigem cada vez mais evidência do desempenho ecológico e sustentabilidade dos sistemas produtivos.

As soluções

Com o apoio do PRR e em articulação com parceiros como a UTAD, Esporão, Granvinhos e Symington, está a ser desenvolvida uma ferramenta pioneira que permitirá a qualquer gestor vitícola monitorizar e melhorar o desempenho ambiental da sua vinha, valorizando a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas. A plataforma VIN.ES Monitor, em desenvolvimento até agosto de 2025, será integrada na Vine & Wine Platform, oferecendo visualizações georreferenciadas, matrizes de indicadores agroecológicos, e dashboards interativos de apoio à decisão.


Ferramenta digital para apoio à gestão ecológica da vinha

Desenvolvimento de ferramentas digital com apoio web-GIS para caraterização e monitorização da biodiversidade e serviços dos ecossistemas.


Integração de indicadores e métricas de reporte da Natureza

Matriz personalizada com métricas para reporte IVV, PSVA, TNFD e CSRD, alimentada com dados de campo e remotos (satélite e VANT’s).


Visualização prática da informação  ecológica e regenerativa

Implementação de funcionalidades como mapas temáticos, layers ecológicas, classificação do uso do solo e análise espacial de habitats e biodiversidade.




Ficha de projeto 

OS RESULTADOS

A VIN.ES Monitor irá permitir a obtenção de informação  de apoio a uma vinha mais equilibrada, produtiva e valorizada. A ferramenta simplificará o acesso a dados ecológicos complexos, promoverá práticas agroecológicas como o enrelvamento e o restauro de habitats, e permitirá avaliar o impacto da gestão sobre o solo, a água, o carbono e a biodiversidade. Com esta iniciativa, reforçamos a capacidade do setor vitivinícola para integrar a natureza como ativo estratégico, promovendo um posicionamento mais competitivo, sustentável e inovador.


% de execução da ferramenta VIN.ES Monitor

78% (dados de desenvolvimento até dezembro de 2024) 

 


Potencial de reporte ESG habilitado pela ferramenta

Compatível com IVV, PSVA, European Green Deal, SBTN, Natural Capital Protocol


Propriedades agrícolas envolvidas nos testes​

4 (Quinta do Ameal, Murças, Ventozelo, Vesúvio)


Poupança estimada em ferramentas de reporte e gestão

Redução de custos operacionais e integração de dados num único sistema acessível e escalável

Viver o Clima no Baixo Alentejo - Consultoria, monitorização e acompanhamento de restauro ecológico em agrossistemas
Agroecologia e Florestas