PRIMA BONEX – Impulsionar a implementação do quadro de ligação no Mediterrâneo | Projetos Europeus
Agroecologia e Florestas

ENQUADRAMENTO

No consórcio do projeto PRIMA BONEX, estamos a demonstrar como as Soluções baseadas na Natureza podem ser implementadas no terreno para otimizar a relação Água-Energia-Alimentos-Ecossistemas. Em novembro de 2023, iniciaram-se as ações de Restauração Ecológica e plantações que permitirão a recuperação de zonas húmidas e cursos de água em três diferentes herdades do Alentejo. Na Herdade das Marzalonas, Beja, foi iniciado o Restauro Ecológico de uma linha de água e a relva de um olival, em contexto agrícola. Este projeto teve início em 2022 e decorrerá até Agosto de 2025.

Our Services

OS DESAFIOS

7

DESAFIO

Encontrar alternativas a práticas agrícolas insustentáveis

A agricultura insustentável esgota solos, biodiversidade e água, agravada pelas alterações climáticas. O resultado? Menos produtividade, mais abandono rural e custos ambientais e económicos crescentes. Mudar agora custa menos do que pagar pela recuperação no futuro.

8

DESAFIO

Promover responsabilidade em resposta à expansão da agricultura intensiva

A agricultura intensiva aumenta ganhos a curto prazo, mas pode saturar o mercado, elevar o desemprego e ameaçar áreas de conservação essenciais para solos férteis, água limpa e controlo natural de pragas. O lucro rápido pode custar caro ao futuro.

9

DESAFIO

Lidar com os impactos das alterações climáticas

As alterações climáticas agravam a erosão, a escassez de água e a perda de biodiversidade. Mais irrigação pode ajudar, mas aumenta custos e consumo energético. Solução: investir em renováveis e gestão sustentável para proteger recursos e fortalecer a economia rural.

As soluções

As soluções baseadas na natureza (SbN) oferecem uma abordagem integrada para a gestão das paisagens agrícolas, alinhando objetivos produtivos com a sustentabilidade ecológica. Em vez de dependerem de fatores externos, as SbN trabalham com os processos naturais para melhorar a saúde do solo, a gestão da água e a biodiversidade. Em regiões como o Alentejo, onde os sistemas agrícolas enfrentam desafios crescentes devido à variabilidade climática, escassez de água e degradação dos solos, estas soluções representam um caminho promissor para aumentar a resiliência das explorações agrícolas, ao mesmo tempo que preservam as funções dos ecossistemas

Implementação de culturas de cobertura​

A implementação de culturas de cobertura biodiversas foi realizada no Monte das Marzalonas. Consistiu na semeadura de sementes de 22 espécies diferentes de plantas perenes com proporções distintas. A seleção das espécies foi feita de acordo com as condições ecológicas da região. Como exemplos, o top-3 representou espécies de Dactylis glomerata, Avena strigose e Lolium multiflorum. As sementes foram implementadas nas entrelinhas de uma plantação de oliveiras de 10 ha.


 

Restauro de linhas de água com sebes biodiversas

Foi realizada numa área de intervenção de 1,23 ha na Herdade do Esporão. Cerca de 3590 plantas, de 20 espécies, foram plantadas em ambas as margens da linha de água, sem irrigação e com recurso a protetores. Uma intervenção semelhante foi feita na Herdade das Atafonas, na qual foram intervencionados 500 m de curso de linha de água, através da plantação de cerca de 961 plantas de 20 espécies diferentes contando com irrigação por canal (a ser reduzido ao longo de um percurso de 4 anos) e recurso a protetores. No Monte das Marzalonas, a recuperação da linha de água foi feita através da plantação de 2290 plantas de 24 espécies, ao longo de uma linha de água de 1100 m de comprimento.


 

Recuperação de charcos temporários mediterrânicos​

A recuperação de um charco temporário mediterrânico (Habitat 3170*, protegido ao abrigo da Diretiva Habitats da UE) foi conseguida na Herdade das Atafonas e incluiu uma intervenção numa área de 62 m2. A abordagem consistiu na recuperação de condições prévias do charco temporário com escavação manual do solo e  recurso a espécies nativas em áreas vizinhas.






Contrato projeto: 2141 - Boosting Nexus Framework Implementation in the Mediterranean — BONEX

OS RESULTADOS


Retenção de água: Maior capacidade de captar e guardar água em períodos de escassez.
Resiliência à seca: Disponibilidade de água por mais tempo, aumentando a resistência às secas.
Biodiversidade: Restauração de habitats e aumento de espécies benéficas, reduzindo custos.
Agricultura sustentável: Conserva recursos hídricos, saúde do solo e equilíbrio ecológico.
Eficiência na colheita: Colheitas mais rápidas, com menos tempo e recursos.
Qualidade do cultivo: Produtos de melhor qualidade e maior competitividade.
Imagem de marca: Reforça posicionamento e diferenciação no mercado.


Número de soluções baseadas na Natureza implementadas

 3


Área restaurada

12 ha


Extensão de linha água restaurada:

1600 m



Número de indivíduos plantas instaladas nas sebes de linha de água~

6841


Plano de Gestão de Biodiversidade e Ecossistemas – Quinta dos Murças
Agroecologia e Florestas