cliente

Objetivo
Apoiar o Grupo Esporão no desenvolvimento e implementação de estratégias de regeneração ecológica e gestão sustentável em contextos agrícolas nas regiões do Alentejo, Douro e Vinhos Verdes. Desde 2007, a NBI tem vindo a liderar a criação e execução do Plano de Gestão de Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (PG.BSE) da Herdade do Esporão, um projeto pioneiro em Portugal que alia ciência, monitorização e práticas regenerativas para reforçar a resiliência climática, a biodiversidade funcional e a qualidade ecológica do solo e da água.
Com mais de 1.800 hectares geridos em modo biológico, o trabalho integra mapeamento ecológico, criação de infraestruturas verdes, restauro de habitats e aplicação de mais de 30 bioindicadores para avaliar a saúde dos ecossistemas e orientar decisões de gestão agrícola. Esta abordagem inovadora reposicionou o Esporão como referência nacional em agroecologia e soluções baseadas na natureza, demonstrando que é possível produzir com qualidade, regenerar a paisagem e valorizar o capital natural como ativo estratégico do negócio.
OS RESULTADOS
O PG.BSE reposicionou a Herdade do Esporão como referência nacional na regeneração da natureza em contexto agrícola. As ações implementadas resultaram em aumento da biodiversidade, melhoria da qualidade ecológica do solo e da água, maior regulação natural de pragas, e reforço da resiliência climática. A estruturação de indicadores e cartografia permitiu à empresa integrar a biodiversidade na sua gestão estratégica e comunicar com transparência o seu impacto ambiental positivo.
Biodiversidade total identificada:
+1028 espécies (flora, fauna, fungos); +160 espécies de aves; 4 RELAPE prioritárias, 148 de Alto Valor de Conservação
Espécies monitorizadas e em recuperação:
Morcegos insetívoros, aves aquáticas e arbustivas, flora ripícola autóctone
Infraestruturas ecológicas implementadas:
20 abrigos para morcegos (500 indivíduos)
Redes de sebes, corredores ecológicos, enrelvamentos florísticos
Potencial de valorização económica da natureza
Redução do uso de insumos químicos
Diferenciação dos vinhos Esporão no segmento premium
Acesso a fundos e certificações de sustentabilidade
Turismo de natureza e educação ambiental como novas vertentes do negócio